Porque foi escolhido o numero 112 como numero de emergência na União Europeia?

Manostaxx

112

112 é o numero comum de telefone para emergência, que pode ser marcado de todos os telefones e  sem custos da maior parte dos telemoveis e, em alguns Países, de telefones fixos para contactar serviços de emergência (ambulancia, Bomebeiros, Policia).

Funciona em toda a União Europeia.

O numero foi escolhido pelas seguintes razões:

Digitos diferentes:

Com os teclados utilizados actualmente, usar dois digitos diferentes em vez de o mesmo repeditas vezes, reduz o risco de chamadas acidentais. Crianças, vibrações, teclas defeituosas e choques com outros objectos, têm maior probabilidade de pressionar a mesma tecla várias vezes, do que uma sequência de teclas diferentes, particularmente nos teclados de butões. Chamadas acidentais para centros de emergência a partir de telemoveis, que podem marcar os numeros de emergência mesmo com o teclado bloqueado são um problema, particularmente quando são os mesmos digitos.

Digitos mais baixos:

Nos dias dos telefones antigos, em que a marcação era por rotação para seleção dos numeros, usar só os numeros que requeriam o minimo de rotação (1 e 2)  maximizava a velocidade de marcação. Com os teclados de butões, a utilização só do primeiro e do segundo butão é mais facil numa situação de dificuldade.

Curto-Circuito:

É possível “marcar” um número de telefone pelo simples “juntar dos fios” do telefone brevemente. Curto-circuitar os fios, é o equivalente a dar um pulso de marcação, ou a pousar o auscultador momentaneamente nos telefones analógicos. Juntar os fios durante um breve momento 1x, esperar 1-2 segundos, tocar novamente 1x, esperar 1-2 segundos e tocar 2x de seguida é equivalente a marcar o 112. (É a mesma técnica utilizada para defraudar os antigos cadeados presos nos discos do telefone, neste caso usando o interruptor do descanso desses telefones). O facto de requerer poucos pulsos, significa que é mais fácil conseguir marcar o número.

Mesmo sem teclado, microfone ou auscultador operacionais, se o restante circuito do telefone estiver operacional é possível realizar uma chamada para o 112. Sabendo que as chamadas são identificadas, se forem feitas várias tentativas de chamada pode ser que enviêm alguém à procura da origem da chamada.

 

Muito agradecemos o contribuito dado pelo Sr Prof Dr Rui Policarpo Duarte.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s