Os 6 segredos do financiamento à internacionalização

manostaxx3

http://www.manostaxx.com

Para internacionalizar a sua empresa, vai precisar de fundos. Assim, convém saber qual é a visão e quais são as prioridades que têm as entidades estatais quanto ao financiamento à internacionalização. A Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento e Emprego (EFICE) determina as direcções que deve seguir o Programa Portugal 2020, ajudando a perceber o que deseja o Estado financiar e como.

 

Essa estratégia está virada para o crescimento da economia, apontando para que, em 2020, este seja muito superior a 1,5%. Podemos dizer que o Portugal 2020 pretende modernizar e dinamizar a indústria, aumentar a competitividade e a diferenciação no mercado internacional. Deseja-se que a fatia da indústria transformadora aumente até 18 por cento em 2020. E que as exportações representem 45% do PIB no mesmo ano.

O P 2020 visa outro alvo não menos importante. Que o investimento em Investigação e Inovação seja de 2,7% do PIB daqui a três anos. E o Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização do Governo coloca um conjunto de desafios… Os candidatos ao financiamento à internacionalização deverão olhar para eles com muita atenção.

Por exemplo, pretende-se reforçar a internacionalização do Sistema de Investigação e Inovação, diversificando as formas de financiamento da Investigação e Desenvolvimento. Deseja-se incentivar as empresas a que participem no processo de obtenção de conhecimento. E também aumentar o seu investimento e a sua aposta na Investigação e Desenvolvimento, já que o mercado português sofre de um problema significativo no que toca a inovação e criação de produtos que a incorporem.

É também verdade que o P 2020 quer aumentar a competitividade e a internacionalização do sector agro-alimentar. Bem como fazer crescer a cooperação entre empresas em tudo o que tem a ver com produção, evolução tecnológica e colocação dos produtos no mercado.

A economia do mar é uma área que está debaixo do foco do P 2020, quer seja através de actividades já anteriormente existentes ou outras novas. Outra prioridade estatal assumida nos documentos que descrevem a estratégia do país para a internacionalização é alargar a base exportadora. Ou seja, diversificar os mercados de destino dos produtos nacionais e valorizar a forma como o país é visto enquanto criador e difusor de conhecimento e inovação.

Estimular a difusão de tecnologias e processos de produção avançados e sofisticados, bem como mais competitivos, nas empresas portuguesas, é uma consequência lógica do que já foi dito. E isso também passa por utilizar ao máximo a capacidade de inovação dos doutorados, no que toca a modernizar, inovar e internacionalizar.

O P 2020 desafia igualmente as PME a prepararem-se para concretizar estratégias de negócio avançadas. Fazendo suas aliadas as Tecnologias de Informação e Conhecimento, a eco-inovação, a qualidade e a logística. O programa é favorável à consolidação empresarial. Ou seja, a processos que envolvam fusões, aquisições e alianças estratégicas, reforçando as empresas portuguesas e fazendo com que partilhem custos e dificuldades na sua busca de internacionalização e aumento da competitividade.

São algumas das preocupações que deverão estar presentes nos seus projectos de internacionalização, para que possam mais facilmente ser financiados e bem sucedidos.

Continue at: http://www.yunitconsulting.pt/blog/os-6-segredos-financiamento-internacionalizacao/

The text above is owned by the site above referred.

Here is only a small part of the article, for more please follow the link

Also see:

https://dadoswebaxx.weebly.com/

DadosWebaxx

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s